Saturday, September 02, 2006

Cinco bandas brasileiras muito fodas

Demorou, mas cá estou eu novamente. E cumprindo promessas, hehehehe.

Seguinte, tema recorrente em algumas conversar nos últimos tempos: as cinco melhores bandas brasileiras da atualidade. Primeiro foi um breve debate com o Mac, depois algumas conversas com a Rafa, comentários do Jorge Wagner sobre A banda... Enfim, ai vai minha listinha, no melhor estilo Rob Fleming.

1 - Violins: A banda acabou no começo de maio. Menos de 72 horas depois estava de volta por causa do pedido dos fãs. E com grandes projetos. Além do CD novo, prometido para esse ano ainda, Beto Cupertino resolveu postar uma música inédita por semana, em versões caseiras. E vamos combinar que Gênio Incompreendido é a música do ano até agora, a prova de que o texto do Beto continua afiado, direto e preciso. O último disco dos rapazes, Grandes Infiéis, é simplesmente maravilhoso. A mistura perfeita de peso, harmonia e melodia grudenta. O contraponto entre massa sonora dos intrumentos e a calma na voz de Beto Cupertino acontece como uma mistura perfeita, em equilíbrio, como se fosse a coisa mais fácil e normal de se criar.

2 - Cidadão Instigado: E o Método Tufo de Experiências, disco de 2005 da banda, é uma aula de experimentação com o brega, ritmos nordestinos e latinos. Fernando Catatau representa bem o sentimento do povo brasileiro, fala direto com o sentimento. Acerta nas baladas, como Te Encontra Logo... e O Tempo, verdadeiros lamentos da alma; retrata o cotidiano de uma cidade grande com perfeição em Silêncio na Multidão; e atiça os sentidos com seus riffs de guitarras rasgantes, permeando várias faixas. Uma das provas de que criatividade e música pop podem andar de mãos dadas.

3 - Ludov: A banda pop perfeita. Ludov pode não estar no topo dessa lista hoje, mas ainda ocupa o lugar de banda mais querida deste humilde blogueiro. Por tudo que eu escrevi no longínquo segundo post deste blog. Eles foram os responsáveis por eu começar a gostar de música independente, e me fizeram acreditar que existe música boa cantada em português. Me mostraram que vale a pena procurar por sons novos. E, claro, fizeram um primeiro álbum belíssimo, cheio de nuances, de diferenças que se encaixam perfeitamente faixa após faixa. Além de possuírem a melhor vocalista da música brasileira (e isso dito também por senhora Fernanda Takai). Se existe uma banda que tem potencial de agradar a gregos e troianos, e também as massas, ela se chama Ludov.

4 - Vanguart: Segundo o Mac, Helio Flanders, vocalista do Vanguart, tem tudo para ser o Cazuza da nova geração. "Ele carrega a notoriedade dos bandidos", comentou Mac. Concordo. Vi um show dos caras, e a performance meio largada do vocalista é algo que marca. Folk música de qualidade, seja em inglês ou português. Impossível não sair cantarolando Into The Ice. Fora o fato de ter sido a primeira banda que eu vi fazendo cover de Velvet Underground ao vivo. E isso conta muito.

5 - Poléxia: Conheci a banda na primeira edição do Festival Tinidos, em Curitiba, em setembro do ano passado. O Motorrad estava lotado, e o que chamava a atenção era a energia que existia entre público e banda. A entrega ao que tocam é a grande marca da banda. Rodrigo Lemos coloca alma no seu cantar, fazendo quem estiver assistindo acreditar em cada palavra. Fora o refrão de Aos Garotos de Aluguel, uma das mais perfeitas sínteses dos relacionamentos entre os dois sexos. "Eu vou te dar o teu prazer, mas com amor é mais caro".

In Memorian

Video Hits: Como a banda não existe mais, mas terminou há não muito tempo, coloco eles como única menção honrosa. Pô, o que são as melodias ganchudas e chicletudas do senhor Medina? E o segundo disco deles, não lançado, sem dúvida alguma é um dos grandes álbuns perdidos do rock nacional.

Não sou bom em listas Top 5. Sempre fico me remoendo por ter deixado algo de fora. Mas listas não são definitivas, muito menos essa. Por isso, deixo aqui uma série de bandas que poderiam ter entrado nela. Opine qual delas deveria entrar, qual sair, ou sugira outras.

Pipodélica
Charme Chulo
Pato Fu
Los Hermanos
Mombojó
Móveis Coloniais de Acaju
Cachorro Grande
Moptop
Mopho
Terminal Guadalupe
Wado e Realismo Fantástico
Wonkavision

Até mais,

2 Comments:

At 10:25 AM, Blogger jwagner said...

Violins tem mesmo que estar na primeira posição! bem merecida!
minha lista talvez mantivesse o Vanguart, incluiria o Polar (apesar de já terem terminado), o Pato Fu, LH... enfim, essas listas de 5 são realmente MUITO difíceis de serem fixas.
mas a primeira posição é irretocável! rs

abs

 
At 7:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Bem bacana a lista top 5 e também a de bandas que poderiam estar nela. Senti falta de 3 bandas que também apavoram... IMPERDÍVEIS, BARRA MUNDO e ORGÂNICA.

FUUUUUUUUUUUUI

 

Post a Comment

<< Home